Saúde

Revisão do Inca sobre câncer de mama reúne 24 estudos; só um é brasileiro

Livro lançado no Outubro Rosa expõe lacunas dos dados sobre desigualdades raciais; pesquisas estrangeiras exigem cautela na comparação.

Fachada da unidade I do Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro.
Unidade I do Inca no Rio de Janeiro. Foto de arquivo identificada no Commons com a data 28/01/2014: Fernando Frazão/Agência Brasil — CC BY-SA 3.0. Não retrata o lançamento do livro em 2026. Origem; CC BY-SA 3.0. Redimensionamento e recortes de exibição pelo WordPress.

Uma nova publicação do Instituto Nacional de Câncer reúne 24 estudos de seis países sobre desigualdades raciais na incidência do câncer de mama. Apenas um artigo brasileiro entrou nesse recorte, segundo as considerações finais do volume, apresentado nesta terça-feira (27) no Rio de Janeiro, conforme a Agência Brasil.

O livro Disparidades raciais na incidência de câncer de mama abre uma coleção voltada à saúde das mulheres negras. A obra destaca a necessidade de melhorar o registro de cor ou raça e fortalecer pesquisas capazes de acompanhar as desigualdades no país.

O número de estudos descreve o conjunto selecionado pela revisão. Não significa que exista apenas uma pesquisa brasileira sobre câncer de mama, nem representa uma amostra de 24 pacientes.

O que a revisão examinou

A metodologia informa buscas em bases científicas em 2025, com critérios de período, idioma e conteúdo, além de etapas adicionais para ampliar a diversidade de países. Foram excluídos, entre outros, textos sem acesso integral gratuito e pesquisas restritas a certos grupos ou intervenções.

O foco deste primeiro volume é a incidência, ou ocorrência de casos novos na população. Os autores ressaltam que registros de atendimento em um hospital não substituem, automaticamente, dados populacionais para medir esse indicador. Mortalidade e sobrevida serão abordadas em outro volume.

Desigualdades têm mais de uma dimensão

A tendência predominante nos estudos selecionados é de menor incidência total em mulheres negras do que em brancas, mas com maior presença de alguns subtipos de pior prognóstico e diagnósticos em estágios avançados. Os resultados variam por país, método e grupo analisado.

Achados de estudos observacionais e associações com fatores sociais ou genéticos não demonstram uma causa única. Dados de outros países também não podem ser transferidos diretamente para todas as mulheres brasileiras.

Na discussão, o Inca relaciona barreiras de acesso, condições socioeconômicas, racismo estrutural e qualidade dos dados à compreensão dessas diferenças. Algumas hipóteses não foram confirmadas em todos os estudos, e a relação entre fatores ambientais e genéticos permanece em investigação.

A obra é institucional do Inca e sintetiza pesquisas anteriores; não é um ensaio de novo tratamento nem oferece previsão individual de risco. O Matutino consultou a metodologia e as seções finais do PDF, sem simular revisão médica.

Últimas

Em perspectiva

Mais notícias